Lages estará na 4ª Semana Nacional de Arquivos

Lages estará na 4ª Semana Nacional de Arquivos promovida neste mês em plataforma online.Museu Histórico Thiago de Castro e Memorial Nereu Ramos participam com mostras virtuais de seus acervos documentais históricos.

 A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país. Seu objetivo é aproximar estas instituições da sociedade e divulgar os valiosos trabalhos nelas desenvolvidos.  O evento é organizado no Brasil pelo Arquivo Nacional e pela Fundação Casa de Rui Barbosa e, em 2020, acontecerá de modo virtual de 8 a 18 de junho.

Em Lages, a prefeitura, através da Fundação Cultural (FCL) e seus equipamentos culturais, Museu Histórico Thiago de Castro (MHTC) e Memorial Nereu Ramos, participarão da edição deste ano com uma mostra virtual e explicativa de alguns itens dos seus acervos documentais. A mostra será exibida nas redes sociais da FCL e dos Museus a partir do dia 10 (quarta-feira).

Segundo o superintendente da FCL, Giba Ronconi, a Semana Nacional de Arquivos soma-se as demais atividades que a Fundação Cultural tem desenvolvido durante a fatídica pandemia do novo coronavírus. “Disponibilizamos as aulas da Escola de Artes e do Programa Lages Melhor no nosso canal no YouTube e também uma visita ao Museu Thiago de Castro através da mesma plataforma. Agora vamos aproveitar o trabalho das equipes dos Museus para mostrar em todas as nossas redes sociais durante a Semana de Arquivos”, informa.

A cada dia, uma história

O tema de 2020 da Semana Nacional de Arquivos é “Empoderando a Sociedade do Conhecimento”.  Para a gerente administrativa da FCL, Fernanda Santa Ana Oliveira, o tema é apropriado pelo trabalho que vem sendo realizado pelos servidores do Museu Histórico Thiago de Castro, principalmente. “No caso do MHTC, por exemplo, a equipe tem se dedicado a uma reorganização de todo o acervo documental. Isso envolve fotografias, atas, cartas, jornais, revistas, enfim, um grande acervo iconográfico que deve estar disponibilizado para as pessoas”, ressalta.

A proposta da FCL é a publicação de vídeos de até um minuto nas redes sociais, que mostrarão alguns documentos históricos com narração e detalhes de cada item. As postagens terão início a partir do dia 10 de junho nas redes (YouTubeInstagram e Facebook) da Fundação Cultural de Lages, Museu Histórico Thiago de Castro e Memorial Nereu Ramos.

Serviço

O quê? 4ª Semana Nacional de Arquivos;

Quando? De 10 a 18 de junho;

Onde? Redes sociais da Fundação Cultural de Lages, Memorial Nereu Ramos e canal do YouTube da Fundação Cultural, e

Como? Postagem de vídeos explicativos de documentos históricos dos acervos do MHTC e Memorial Nereu Ramos.

Texto: Fabrício Furtado

Fotos: Acervos Museu Histórico Thiago de Castro e Memorial Nereu Ramos e Fabrício Furtado

 

Outras informações acesse o site:

http://www.lages.sc.gov.br
 

Prefeitura de Lages