Prefeitura viabilizará pavimentação asfáltica em mais de um quilometro em duas vias do bairro Boqueirão.

Programa Minha Rua Melhor, da Prefeitura, viabilizará pavimentação asfáltica em mais de um quilometro em duas vias do bairro Boqueirão.Sobre os asfaltamentos, o prefeito Antonio Ceron afirma: “(...) Eliminamos o problema de ruas de terra com poeira e lama, buracos e desníveis, risco de acidentes por conta destas questões infraestruturais e o agravamento de problemas de saúde. Ouvimos a população e trabalhamos para resolver”.

 O ano de 2020 deverá fechar com mais de 150 ruas de chão batido que foram transformadas em melhor qualidade de mobilidade urbana e de saúde através do seu asfaltamento, vias situadas em praticamente todas as regiões da cidade, pela atuação do Programa Minha Rua Melhor, da prefeitura de Lages, posto em prática e fiscalizado pela Secretaria de Planejamento e Obras. “Mesmo com este problema sério da pandemia do Coronavírus, as obras públicas seguem em normalidade após a liberação para serem retomadas. As pessoas que transitam dentro do perímetro urbano de Lages podem visualizar as pavimentações acontecendo ao mesmo tempo, em trechos distantes entre si, pois as melhorias são feitas de forma justa e na condição financeira, de maquinário e de pessoal possíveis. Eliminamos o problema de ruas de terra com poeira e lama, buracos e desníveis, risco de acidentes por conta destas questões infraestruturais e o agravamento de problemas de saúde. Ouvimos a população e trabalhamos para resolver”, salienta o prefeito Antonio Ceron.

Desta vez os contemplados serão os moradores, comerciantes e motoristas da rua Soli Reis, no bairro Boqueirão, a qual receberá 811 metros de asfaltamento, beneficiando diretamente o bem-estar da comunidade. Para organizar as benfeitorias, a rua Soli Reis foi dividida em dois trechos - pavimentação e recuperação.

O trecho 1, ao longo de 465 metros, partindo da esquina com a avenida Papa João XXIII, na parte alta da cidade, passando pelos fundos da indústria Klabin, até a rua Bráulio Francisco Honório, terá o asfalto existente revitalizado por servidores públicos municipais da própria Secretaria do Planejamento e Obras. Há trechos em que já existem calçadas. Os serviços de revitalização deverão começar quando o asfaltamento do trecho 2 e da rua Barcelona estiver terminado.

O trecho 2, com 811 metros de extensão, será asfaltado por empresa terceirizada, conhecida por processo licitatório, e compreende desde o limite com a rua Bráulio Francisco Honório até o encontro com a rodovia BR-282.  

Ainda no mesmo bairro será pavimentada a rua Barcelona, ao longo de 356 metros, a ser dotada de passeios públicos (calçadas). Portanto, ambas as ruas que passarão a contar com asfalto somam 1.167 metros.

A Secretaria do Planejamento e Obras encaminhou o projeto ao setor de Licitações e Contratos da prefeitura na sexta-feira (5 de junho), em que será submetido à análise por técnicos. Transcorrida esta fase, os documentos seguem à Procuradoria-Geral do Município (Progem) para elaboração de parecer, e logo em seguida será lançado o edital de licitação para contratação da empresa executora das pavimentações. “Imaginamos que em até 45 dias esteja concluída a licitação depois de lançado o certame, com recebimento das propostas”, adianta o secretário da pasta, João Alberto Duarte. As pinturas de sinalização de trânsito são feitas pela Diretoria de Trânsito (Diretran), e a colocação de placas pela Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Fotos: Egídio Smaniotto/Divulgação

 

 

 

Outras informações acesse o site: http://www.lages.sc.gov.br

Prefeitura de Lages