Ação emergencial da Prefeitura distribui 400 mil litros de água potável

Ação emergencial da Prefeitura distribui 400 mil litros de água potável em comunidades do interior.Em 20 dias de ação emergencial da Prefeitura de Lages, que leva água potável aos moradores do interior, já beneficiou 19 comunidades.

 Como medida de amenizar os efeitos da seca que assola a região serrana e a cidade, o prefeito Antonio Ceron determinou que as comunidades do interior do município que sofrem com a falta d’água potável fossem assistidas pela prefeitura. Há 20 dias iniciou a distribuição nas localidades que já contaram com o abastecimento de aproximadamente 400 mil litros.

A ação faz parte do Decreto n° 17.994, que estabelece Situação de Emergência no município, e do Decreto n° 17.996 que proíbe o desperdício de água em Lages. O trabalho é coordenado pela Defesa Civil Municipal, 1º Batalhão Ferroviário, com apoio da iniciativa privada. 

Ao todo 19 localidades foram atendidas: Rancho de Tábuas; Boqueirão; Macacos; Cadeados; Cajuru; Três Árvores; Mirante; Índios; Potreiros; Santa Terezinha do Salto; Morrinhos; Raposo; Rio do Val; Passo do Souza; Campina do Ribeiro; Cabo de Lança; Passo dos Fernandes; Guará e Coxilha Rica.

Estudos mostram que esta seca é a maior, em Lages, dos últimos 48 anos e na região da Serra dos últimos 70 anos. A medida será executada por tempo indeterminado, até que a situação volte à sua normalidade.

Dois caminhões-pipa, um cedido pelo 1º Batalhão Ferroviário e outro por um empresário, são abastecidos e percorrem as localidades diariamente, conforme o cronograma estipulado pela Defesa Civil. “As famílias que estão precisando de água entram em contato com a Defesa nos passando o endereço, e montamos o cronograma conforme a demanda. Temos duas equipes trabalhando pela manhã e à tarde. Geralmente passamos nas localidades mais próximas umas das outras para otimizar a distribuição”, explica a gerente Mayara Rafaeli Lemos.

O caminhão do Exército tem capacidade para levar 15 mil litros d’água, e o caminhão cedido pela iniciativa privada outros cinco mil litros. Os moradores recebem a água conforme sua própria capacidade de armazenamento, já que alguns possuem caixas maiores e outros menores. Algumas famílias já solicitaram o abastecimento por três vezes seguidas. “Todos os dias estão sendo feitas as entregas, com exceção da última sexta-feira que choveu e as comunidades tinham acesso dificultado, com morros fortes para subir com os caminhões carregados”, conta Mayara. Algumas localidades contam com caixas d’água comunitárias, o que facilita o abastecimento.

Texto: Aline Tives

Fotos: Divulgação

 

 

Outras informações acesse o site: http://www.lages.sc.gov.br

Prefeitura de Lages