Quatro ruas do bairro Santa Helena ganharão asfalto.

Minha Rua Melhor: nos próximos três meses, quatro ruas do bairro Santa Helena ganharão asfalto  .Serão, ao todo, 818 metros, e obras contemplam serviços de terraplanagem, drenagem pluvial e obras correntes, pavimentação asfáltica e calçadas em concreto com piso podotátil direcional e alerta.

 Asfalto para os carros seguirem sem imprevistos mecânicos, pessoas sem alergias e casa limpa por mais tempo, e calçadas para as pessoas caminharem livres de perigos. Os residentes e empresários das ruas João Maria Oliveira, Maurício Antonio Nunes, Célio Batista de Castro e Anápolis, todas situadas no bairro Santa Helena, um dos mais populosos de Lages, com mais de dez mil habitantes e cerca de 60 vias, agora têm um motivo para acabar com o seu incômodo e a dúvida se um dia a pavimentação chegaria em suas vias. Todos contarão com ruas sem poeira e lama em virtude do Programa Minha Rua Melhor, da Prefeitura de Lages.

Na tarde desta sexta-feira (28 de fevereiro), o prefeito Antonio Ceron; o vice Juliano Polese, e o secretário do Planejamento e Obras, João Alberto Duarte, acompanhados pelo engenheiro civil responsável pela empresa Construtora Branger Ltda., Dieferson Branger e por secretários e executivos do Poder Executivo, vereadores, servidores municipais, líderes comunitários, moradores e comerciantes, assinaram e repassaram a ordem de serviço autorizando a terceirizada a iniciar os trabalhos via contrato firmado após vencer o processo licitatório.

As obras de pavimentação asfáltica em 818 metros totais serão desenvolvidas pela empresa de Lages, Construtora Branger Ltda., contemplando serviços de terraplanagem, drenagem pluvial e obras correntes, pavimentação asfáltica e implantação de calçadas em concreto com piso podotátil direcional e alerta, um direito das pessoas com necessidades especiais para sua locomoção e acessibilidade.

A comunidade deverá receber o asfalto em até três meses. Os investimentos serão no valor de R$ 1.532.254,92, do Programa Minha Rua Melhor. Esta foi a ordem de serviço nº: 012/2020 e à empreiteira cabe também o fornecimento do material a ser utilizado nos serviços.

Na rua João Maria Oliveira serão asfaltados 253 metros (com início na interseção com a rua Cristiano Brascher e término na interseção com a rua 7 de Setembro); na Maurício Antonio Nunes serão 252 metros (entre a interseção com a rua Cristiano Brascher e a rua 7 de Setembro); na Célio Batista de Castro, 134 metros (entre a interseção com a rua Cristiano Brascher e término na interseção com a rua Anápolis), e na rua Anápolis, 179 metros (entre a interseção com a Célio Batista de Castro e final na João Maria de Oliveira). A largura da extensão da pista será de nove metros. A área de pavimentação terá 7.452 metros quadrados. A área das calçadas compreenderá 1.640 metros. A drenagem pluvial será executada em uma extensão de 1.040 metros com tubos de 40, 60 e 80 centímetros de diâmetro. A Secretaria de Obras e Planejamento e a Diretoria de Trânsito (Diretran) irão executar as revitalizações e implantações necessárias de sinalização horizontal e vertical para os veículos. “Estamos em trabalho a compassos largos, numa corrida contra o tempo para atender várias regiões da cidade simultaneamente. A agenda de entregas de ordem de serviço está em constante movimento e fiscalizaremos todas as obras com rigor e lembrando que existem asfaltamentos feitos por equipe própria”, acentua o prefeito Antonio Ceron.

Em seu discurso, o vice-prefeito Juliano Polese levou novidades aos cidadãos. “O asfaltamento da rua Célio Batista de Castro será prolongado com equipe própria, a pedido dos moradores. A prefeitura está fazendo o asfalto da Presidente Kennedy e fará o da João Batista Tezza. E para nossa satisfação, a empresa Salver venceu licitação e dará continuidade às obras de construção do Ceim Santa Helena, pois o Ministério da Educação já depositou os recursos financeiros. Atenderemos mais crianças, deixando pais e mães mais tranquilos”. Outras ruas do Santa Helena terão sua pavimentação estendida. A Câmara de Vereadores garantiu a liberação de R$ 100 mil para as obras.  

Um complexo a serviço das pessoas

Nestas quatro vias ou próximos delas estão localizados alguns dos principais serviços públicos à comunidade: Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Eudalto Lopes de Sá, Escola de Educação Básica (E.E.B.) Professora Ilza Amaral de Oliveira e o campo de futebol. Além de estarem no roteiro diário do transporte coletivo. “A malha viária do perímetro urbano de Lages é densa, são 1.700 ruas em 800 quilômetros, com menos de 80% asfaltados. Além destes, existem mais cerca de dois mil quilômetros de estradas rurais. Até final de 2020, quando a atual administração estará concluída, chegaremos a 150 ruas pavimentadas, ou seja, mais 100 quilômetros asfaltados. O Programa Minha Rua Melhor prioriza itinerário do transporte coletivo urbano e vias que abrigam unidades de saúde e de educação, para maior comodidade do cidadão”, recorda o prefeito Antonio Ceron.

O presidente da Associação de Moradores do Santa Helena, João Maria Teles, admitiu o empenho da prefeitura em proporcionar melhorias de alta durabilidade no bairro. “As benfeitorias de asfalto e calçamento deixam o bairro bem mais bonito. Ter quatro ruas asfaltadas de uma vez só vai nos deixar ainda mais orgulhosos de onde vivemos. Um sonho que se consolida e nós moradores estamos de parabéns pela conquista”, desabafa.

Conjunto de melhorias na próxima semana

Na primeira semana de março, equipes de operários e máquinas da prefeitura estarão à disposição dos habitantes da região do bairro Santa Helena. Serão executados patrolamento e cascalhamento de vias de chão batido, desobstrução de bocas de lobo, limpezas e roçadas e revitalização de abrigos para passageiros de ônibus, entre outras atividades rotineiras para embelezar e deixar o bairro mais organizado aos olhos de moradores e visitantes.

Roteiro de ordens de serviço

Na quarta-feira de Cinzas (16 de fevereiro), o prefeito Antonio Ceron assinou e entregou a ordem de serviço para o asfaltamento de trecho da rua Humberto de Campos, entre a avenida Camões e a rua Campos Sales, bairro Coral; na quinta (27) foi entregue a ordem de serviço para a construção de calçadas entre as ruas Professor Simplício e Heitor Villa-Lobos; no sábado (29), será repassada a ordem de serviço do asfaltamento da rua Manoel Antunes de Melo, bairro Penha, e na segunda-feira (2 de março), será a vez da ordem de serviço para a rua José Acúrcio Goulart (Avenida das Torres), bairro Vila Mariza.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Fotos: Nathalia Lima

 

 

Outras informações acesse o site: http://www.lages.sc.gov.br

Prefeitura de Lages