2ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense

No dia 1º de março serão abertas as inscrições para a 2ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense.Com enfoque principal na escola pública, o Ficasc fez e fará também exibições de cinema e outras atividades voltadas para pessoas em situação de rua, deficientes visuais e auditivos e idosos.

 A segunda edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense (Ficasc) está batendo à porta, e no dia 1º de março serão iniciadas as inscrições de filmes pelo site www.ficasc.com.br, prosseguindo o prazo até 1º de maio. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo e Fundação Cultural de Lages (FCL), além de empresas e entidades patrocinadoras, a exemplo do Ministério da Cidadania e Secretaria Especial da Cultura. Em 2019, parte das exibições aconteceu em escolas públicas municipais.

A programação é gratuita e será esmiuçada entre 14 e 19 de setembro de 2020, envolvendo artistas de Lages, São Joaquim e Urubici. O contato para esclarecer dúvidas é por e-mailfestivalficasc@gmail.com.

O Ficasc objetiva promover, por intermédio do cinema socioambiental, uma reflexão na sociedade contemporânea sobre temas ambientais considerados de extrema urgência e relevância. “O Festival não se limita meramente a exibir filmes, mas através deles promover uma ampla discussão nos mais variados setores da sociedade, levando conhecimento e entretenimento a crianças, jovens e adultos”, conforme descreve o site do evento. Além disto, reconhecer a relevância dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030. O Ficasc atendeu, em sua primeira edição, a educação de qualidade, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis e ação contra a mudança global do clima. 

Curadoria

Nesta segunda edição, o Ficasc, bem como percorrer os mais diferentes festivais de cinema do mundo em busca de filmes de excelência, abrirá inscrições através do site para que diretores e produtores de cinema possam inscrever seus trabalhos para serem exibidos durante o evento.

Premiação

O Ficasc tem como proposta a não realização de mostras competitivas. “O grande prêmio é a divulgação de filmes de excelência que possibilitem amplos debates sobre problemas contemporâneos”, como relata-se no site.

Inclusão social

Desde a primeira edição contempla-se os mais diferentes setores da sociedade serrana. Com enfoque principal na escola pública, o Ficasc fez e fará também exibições de cinema e outras atividades voltadas para pessoas em situação de rua, deficientes visuais e auditivos e idosos.

Texto: Daniele Mendes de Melo, com informações do Ficasc

Imagem: Ficasc/Divulgação

 

 

 

 

 

Outras informações acesse o site: http://www.lages.sc.gov.br

Prefeitura de Lages