Bisneta de Anita Garibaldi plantará rosa em Lages nesta sexta-feira

A rosa de Anita é uma flor desenvolvida na Itália e clonada no Brasil para ser plantada em todas as cidades por onde a heroína passou durante a vida.

 Está programado para esta sexta-feira (14 de fevereiro), no Centro Cultural Vidal Ramos (Colégio Rosa), a partir das 9h45min o evento internacional chamado "Uma Rosa para Anita".  Lages integra este projeto que realiza ações em várias partes do mundo como forma de celebrar o bicentenário de Anita Garibaldi. A rosa de Anita é uma flor desenvolvida na Itália e clonada no Brasil para ser plantada em todas as cidades por onde a heroína passou durante a vida. Na ocasião, estará presente ninguém menos que Annita Garibaldi, bisneta da heroína e que mora em Roma.

Embora os 200 anos sejam completados apenas no dia 30 de agosto de 2021, em Lages as atividades foram iniciadas em 26 de agosto de 2019, quando uma comitiva da Itália visitou a cidade para lançar o projeto.

Em Lages, o projeto “Uma Rosa para Anita” é realizado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Lages (IHGL), Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) e algumas entidades culturais da Itália, com apoio da Prefeitura, Serviço Social do Comércio (Sesc), Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Instituto José Paschoal Baggio e Governo do Estado.

“É a primeira homenagem que Anita Garibaldi recebe em Lages, sua possível terra natal, em 200 longos anos. Chegou a hora de a nossa cidade pagar essa dívida histórica, e teremos a oportunidade de fazer isso justamente na presença da bisneta da nossa heroína. É um momento que ficará eternizado”, diz o presidente do IHGL, Claudio Silveira.

Programe-se

O que: plantio da Rosa de Anita Garibaldi

Quando: sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Horário: 9h45min

Onde: Centro Cultural Vidal Ramos (Colégio Rosa), em Lages

Foto: Divulgação

 

 

Outras informações acesse o site: http://www.lages.sc.gov.br

Prefeitura de Lages