Arrancadão de caminhões reúne amantes da velocidade

  A pista de 700 metros de extensão na Localidade Pedras Brancas, em Lages, foi palco de muita adrenalina e velocidade neste fim de semana. 25 motoristas de caminhão aceleraram no local e deixaram o público em êxtase. O Arrancadão de Caminhões, reuniu pilotos dos três Estados do Sul e também do Mato Grosso, atraindo em torno de duas mil pessoas.

Apesar da competição não ter prêmios em dinheiro (somente troféu), os motoristas aceleravam muito e deixavam um rastro de pó e fumaça. Um caminhão pipa passava pela estrada para baixar a poeira. As provas eram avaliadas e levavam em conta a velocidade e questão técnica do caminhão e do piloto, explica o diretor de prova, Michel Rosa, conhecido como Rato.

Todos os participantes fazem parte do campeonato catarinense e o arrancadão é, como se fosse para eles, uma preparação para as outras competições. O coordenador técnico do arrancadão, Henrique Beling, frisa que o evento movimenta a parte econômica da cidade, pois muitos ocupam os hotéis, frequentam os restaurantes e comércio.

Beling conta que a ideia é trazer no ano que vem para Lages, uma prova oficial do campeonato catarinense. “Nosso arrancadão abre o calendário estadual de Santa Catarina. Vários motoristas daqui participam de competições, inclusive, algumas acontecem em São Paulo e Rio de Janeiro.”

 

Evento também teve diversão para as crianças

 

A principal atração do evento era a corrida dos caminhões, mas também era possível encontrar vários estandes e expositores. Um local que chamou bastante atenção era onde havia um mini fusca e um mini caminhão. A criançada pode aproveitar para se divertir pilotando os veículos junto com instrutores, já que o sistema de freio do carro é igual o de autoescola, tornando o passeio seguro.

Jaíne e Alceu Francisco Júnior, levaram o filho Heitor de 2 anos para se divertir no evento. Ambos possuem pais caminhoneiros e o gosto pelo truck está no sangue, segundo eles. “Aqui possui um ambiente familiar agradável”, diz Jaíne, enquanto olha seu filho brincando no mini fusca.

A empresária Camile Duarte Vidal, conta que uma fábrica em Londrina, no Paraná, constrói o fusca e o truck em miniaturas. Como forma de divulgar a empresa, ela e o marido, vão em eventos e cobram para as crianças e adultos andarem nos veículos. “Também vamos em festas fechadas e aí o pessoal pode se divertir à vontade.”

Além de divertir, Camile acredita que se uma criança tem noções das leis de trânsito, será um motorista mais consciente no futuro. “Aproveitamos para explicar o básico do trânsito para eles.”

Outro atrativo do evento deste ano foi um passeio turístico. O roteiro foi na Fazenda Pedras Brancas, na Serra do Rio do Rastro e em uma Vinícola da cidade de São Joaquim. O objetivo foi de divulgar a Serra Catarinense para os visitantes e fomentar o turismo.

 

Matéria e fotos: Susana Küster / clmais.com.br