Domingo é dia de comprar presentes

Domingo é dia de comprar presentes para agradar os mais queridos da família e de aplaudir os artistas dedicados a impressionar as famílias no Natal Felicidade.A programação do Natal Felicidade seguirá até dia 22 de dezembro (domingo), com o show nacional da Família Lima.

 

A chuva refrescou a tarde de fim de primavera neste domingo (15 de dezembro), no Natal Felicidade de Sonhos e Sorrisos 2019, mas à noite foi ideal para quem escolheu passear pelo novo Calçadão da Praça João Costa e aproveitar também para ir às compras no horário estendido de comércio, afinal, faltam exatamente dez dias para a grande data do aniversário do nascimento de Jesus Cristo. As famílias vão trocar presentes, abraços e mensagens, e os mimos do Amigo Secreto já estão quase garantidos, assim como as famílias já escolhem o cardápio da ceia. No domingo tinha público expressivo circulando pelo Centro, nas lojas, tomando sorvete, comprando doces, salgados e brinquedinhos luminosos, posando para fotografias junto aos enfeites do Calçadão, e crianças no parquinho e no balanço e no embarque no Bondinho da Alegria, deixando o evento ainda mais harmonioso.

A pequenina Alice, de dois anos, dançava bem bela e formosa de olho no que estava acontecendo no palco do Natal Felicidade de Sonhos e Sorrisos. Era o gingado e a precisão dos passos das crianças e adolescentes do Projeto Dançar Passarela. A loirinha arrancou sorrisos de admiração dos pais, os vendedores Ana Karolina Ravanello e Ronaldo Mateus Lopes Leite, que não perderam nenhuma pose dela para as fotos registradas com o aparelho celular. Eles levavam sacolas, provando que a tarde foi de compras. “O Natal aqui está bem bacana. Na minha opinião, o local é melhor do que lá no Tanque. A gente vem aqui quase todo dia, moramos perto, no Centro mesmo”, salienta Ana Karolina.

O Lorenzo, de 3,5 anos, não parava quieto, queria ver tudo que o Natal tem para oferecer e foi logo para a fila da Casinha do Papai Noel, eternizar este momento junto ao “Bom Velhinho”. Não é fácil ter pique para acompanhar a energia destas crianças. Seus avós que o diga.

O aposentado Neivo Belaver (Baleco) e sua esposa, a dona de casa, Sônia Belaver, foram “pais com açúcar” neste domingo, pois um dos dois filhos deles é policial e estava cumprindo escala. Então, foi o dia de paparicar o único netinho, e para ele os avós compraram uma roupinha. E é claro que o vovô moderno encheu a galeria do celular com selfies do gurizinho. “É muito bom estar com ele, ainda mais no Natal. Viemos no sábado, mas à noite é a primeira vez neste ano. Aproveitamos ao máximo. Natal, para mim, significa que Deus existe, e está em tudo e em todos os lugares. Se eu gostei do novo Calçadão abrigar o Natal? Com certeza, está bonito demais”, opina Neivo, morador do bairro Santa Rita.

Sentados nas cadeiras bem em frente ao palco estavam o aposentado Argeu Mattos; a esposa, Rosemari Mattos, e a prima dele, Jodyl Goulart. O casal saiu de seu lar, no bairro Frei Rogério, e Jodyl do bairro Universitário, para descansar ouvindo boa música no Natal Felicidade. “Eu vim ver minha irmã, Joseliana, que canta no Coral Frei Bernardino e no Grupo Arautos do Amor. Natal para mim significa renovação. O Natal de Lages está bonito, prende nossa atenção e nos traz boas lembranças da vida”, desabafa Jodyl.

Um evento preparado com carinho para as pessoas. “O ano de 2019 não foi fácil para ninguém, desafios e vitórias. Nada mais justo as pessoas poderem relaxar e sorrir mais nesta época do ano, com a sensação de dever cumprido, sonhos realizados, superações alcançadas. E o que não foi possível fazer em 2019 poderá ser consolidado em 2020. Tem de haver tranquilidade e serenidade para entender que é um passo de cada vez. Desejamos a todos os lageanos e serranos esperança e um Ano Novo de saúde e bons frutos”, projeta o prefeito Antonio Ceron à população.

A programação do Natal Felicidade seguirá até dia 22 de dezembro (domingo), com o show nacional da Família Lima. O Natal Felicidade é realizado pela prefeitura de Lages, através da Fundação Cultural, e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Conta com o patrocínio das empresas KlabinFlex e da Caixa Econômica Federal (CEF), e apoio das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros Militar.  

Mas, como foram os shows de domingo?

Na agenda, quatro atrações artísticas, iniciando com o Projeto Dançar Passarela, no espetáculo “Do Fundo do Quintal para o Palco do Natal”, com coreografias enaltecendo mensagens de amor, superação e fé: Canções gospel, interpretadas pelo Padre Marcelo Rossi e o cantor Anderson Freire, intérprete de música cristã contemporânea e compositor para uma série de artistas, até músicas natalinas com regravações de grandes cantores.

O Dançar Passarela possui 25 componentes, entre crianças a partir de sete anos e jovens até 19. Existente há 11 anos com ênfase na área social na região Sul de Lages, com sua sede situada no bairro Santo Antônio, o Dançar Passarela desenvolve um trabalho voltado para a dança com crianças e adolescentes.

Na sequência da agenda, Coral Frei Bernardino, Coral Vozes da Liberdade e Grupo Arautos do Amor. O Coral Frei Bernardino consiste em um coral polifônico de vozes mistas. São quatro naipes de vozes: Soprano, contralto, tenor e baixo.

O grupo apresentou interpretações em latim e em português, com um repertório tradicional de Natal da cultura católica. Entre as canções, Noite Feliz, A Noite se Iluminou, Adeste Fideles e o Natal Chegou. O Coral completou, no dia 22 de novembro, 76 anos de existência, mesmo dia de aniversário de 253 anos de fundação de Lages. Este Coral é um dos mais antigos de Santa Catarina em funcionamento.

Foi iniciado pelo próprio Frei Bernardino, com o nome de Coral Santa Cecília, conforme explica um dos membros, Hélio Furlan. Depois da morte de Frei Bernardino passou a ser regido pelo maestro professor Nelson Bunn e teve o nome do Coral alterado em homenagem ao fundador. Atualmente, o maestro/regente é o professor Fabrício Garcia.

Já o grupo infanto-juvenil, Coral Vozes da Liberdade, compõe-se de aproximadamente 150 crianças e adolescentes estudantes da rede pública municipal de ensino, com idade entre três e 16 anos, do jardim do pré-escolar aos ensinos fundamental e médio. O projeto do coral completou 18 anos em 2019 e foi fundado pela cantora Mariza Bunn, a professora regente dos jovens e precoces cantores. Faz parte deste elenco também o músico tecladista arranjador Dom Finardi, famoso parceiro musical de Mariza.

No repertório, canções já reconhecidas, como “Se Todos Fossem Iguais e Você”, de autoria do poeta Vinicius de Moraes, além de “Velha Infância”, nacionalmente reconhecida nas vozes do grupo Tribalistas, com Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown. Costumeiramente em seu perfil o Coral Vozes Liberdade conta, ainda, com um leque de canções gauchescas, nativistas, de axé e Música Popular Brasileira (MPB), sendo um dos principais grupos de Lages a entoar verdadeiros clássicos de Natal na época mais esperada do final de ano em eventos de Lages e região. Natal Felicidade, Congresso de Educação do Município de Lages e celebrações especiais na Catedral Diocesana são episódios cuja participação do projeto se concretiza constantemente.

Para fechar a noite, o Grupo Arautos do Amor, totalmente ecumênico, “trata-se de uma reunião de amigos para cantar”, como relata Renata Schimila Wasem, uma das integrantes, e foi criado em 2019 com o propósito de levar alegria e esperança por onde passa, entoando canções natalinas. O Grupo tem se apresentado em instituições sociais de Lages e da Serra Catarinense, como hospitais, asilos e presídio. A harmonização musical conta com piano, violões, violinos e percussão, acompanhando as vozes do coro.

Agenda desta segunda-feira, no Calçadão da Praça João Costa

19h

20h

 

 

21h

Ballet - Escola de Artes

Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Aline Giovana Schmitt - Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Irmã Dulce

Coral Orquestra Sinfônica de Lages

 

Natal nos Bairros de segunda a quinta

A prefeitura leva o Papai Noel e a Mamãe Noel, a Banda do Papai Noel e atrações artísticas e culturais locais para onde as crianças e suas famílias moram. Na semana passada foram contemplados os bairros e loteamentos Caroba, Santa Helena e Santa Catarina. O roteiro cumpre-se às 19h e nesta semana será o seguinte:

Dia 16, segunda-feira - Bairro Várzea, rua Állvaro Neri dos Santos, campo do Magazine/Botafogo;

Dia 17, terça-feira - Loteamento Nadir e Penha, rua Alan Kardec, Igreja Nossa Senhora da Penha;

Dia 18, quarta-feira - Loteamento Cristal, rua Generoso Paes de Farias, campo de futebol, e

Dia 19, quinta-feira - Bairro Vila Nova, ao lado da Igreja Nossa Senhora Aparecida do Navio.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Fotos: Daniele Mendes de Melo e Nilton Wolff

 

 

Outras informações acesse o site: http://www.lages.sc.gov.br

Prefeitura de Lages