Prefeitura planta dezenove novas árvores na Praça João Costa

Para o prefeito Antonio Ceron, além das árvores, o paisagismo com a decoração dos canteiros também faz da Praça João Costa uma das mais bonitas do Estado.

 A revitalização da Praça João Costa, no Centro de Lages, encantou pela beleza e grandiosidade da obra executada no local. A inauguração realizada neste sábado (23) atraiu milhares de pessoas para o novo espaço público, que faz parte de uma etapa da revitalização do Centro.

Um dos serviços executados no local é com relação ao paisagismo e arborização. O engenheiro agrônomo, da Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Giovanni Tomazelli, detalha que foram plantadas dezenove novas árvores no local das seguintes espécies: Aroeira, Ipê-roxo, Ipê-amarelo, Pau-ferro, Inga-feijão e Butiá.  “A antiga Praça tinha dez árvores, sendo um ipê doente, quatro coqueiros: dois doentes e dois transferidos para outra praça, e alguns ligustros”, explica.

Giovanni lembra ainda que o ligustro é considerado uma espécie invasora agressiva, que prejudica outras árvores nativas e causa danos à saúde das pessoas e em equipamentos urbanos como: ruas e calçadas. “O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina proibiu no Estado e recomenda sua substituição na paisagem urbana. Portanto, houve um saldo de nove novas  árvores na Praça. Evidente que estas plantas vão demorar um pouco para crescer e fazer sombra, mas é o processo natural de qualquer mudança. Cabe a todos nós cuidar destas árvores para que num futuro próximo possamos desfrutar de suas sombras e suas belezas”, ressalta.

Para o prefeito Antonio Ceron, além das árvores, o paisagismo com a decoração dos canteiros também faz da Praça João Costa uma das mais bonitas do Estado. São Plantas sazonais (selórias) e perenes (íris gigante, mini moreiras). Mais de 300 azaléias vermelhas foram plantadas na praça.

Água do chafariz é bombeada de reservatório específico – outra novidade que está despertado a curiosidade da comunidade e que também encanta pela beleza é o novo chafariz. Na inauguração deste sábado (23) foi um dos destaques, principalmente para as crianças. O sistema utilizado para o abastecimento de água do chafariz é um reservatório que existe no local, embaixo do piso da Praça, somente para este equipamento. A água é tratada e reutilizada para o uso no local. O bombeamento eletrônico garante o funcionamento do chafariz, sem que haja a necessidade de se utilizar água da rede normal de abastecimento da Secretaria de Águas e Saneamento (Semasa).

Texto e fotos: Ari Junior

 

 

 

 

Outras informações acesse o site: http://www.lages.sc.gov.br

Prefeitura de Lages