Comunidade nipo-lageana visita a Fundação Cultural de Lages

Com a presença mais atuante em municípios como Curitibanos, Frei Rogério e São Joaquim, por exemplo, a comunidade nipo-brasileira em Santa Catarina começa se organizar também em Lages. 

 Atualmente são cerca de 60 pessoas descendentes de japoneses que se reúnem constantemente na cidade através de almoços e jantares típicos, com objetivo de evidenciar e manter a cultura com os familiares.

Em 21 de julho de 2018 serão comemorados os 110 anos de imigração japonesa no Brasil, e a proposta em Santa Catarina é que algumas cidades também façam parte das festividades. Em Lages, a comunidade nipo-brasileira pretende organizar a sua festa também em julho do ano que vem no Parque Jonas Ramos (Tanque), aproveitando a florada das cerejeiras, que na primeira quinzena de julho deste ano tomou conta do entorno do Tanque e de outros pontos da cidade, como as laterais da rua Frei Gabriel.

Membros da sociedade nipo-lageana, os senhores Gilberto Massashi Ide, Milton Meiken Iamamura, Fumio Sato e a senhora Lucia Padilha Ide estiveram nesta sexta-feira (18) na Fundação Cultural de Lages (FCL) para uma reunião com os funcionários Fernanda Oliveira e Fabrício Furtado, em que apresentaram a sugestão de fomentar o evento em 2018 e ter a FCL como parceira. “Ainda não há nada concreto, apenas a ideia do grupo da comunidade em Lages. O que sabemos que a partir de agora será formalizada uma associação e irão nos apresentar um projeto para que possamos discutir com o superintendente Gilberto Ronconi como colaborar nessa atividade”, informa Fernanda.

Para o superintendente da FCL, um evento como esse não tem somente propriedades culturais. “Através desta visita descobrimos que há uma comunidade nipo-brasileira em Lages com um número bem expressivo de representantes e acredito que a parceria e o evento possam ser executados”, acredita Ronconi. Os interessados em ter mais informações sobre a comunidade nipo-lageana podem entrar em contato com o professor Gilberto Massashi pelo telefone 3222-6744.