Fundação Cultural expõe objetos centenários

Objetos centenários da Igreja de Santo Antônio dos Índios em exposição no hall da Fundação Cultural de Lages

Iniciou nesta terça-feira (13 de março) no hall da Fundação Cultural de Lages (FCL), a exposição “Igreja Santo Antônio dos Índios – 100 anos”. A mostra apresenta itens que pertencem à Igreja que em 14 de julho comemorará 100 anos. Quadros em latim, castiçais, vestes sacras, paramentos contam um pouco de um dos locais mais históricos da região serrana.

Nesse centenário, a Igreja passou por reformas que descaracterizaram as formas originais. Era uma Igreja em madeira que foi destruída por uma tempestade sem a precisão de data. A proposta da exposição é relembrar o local que também ganhará um documentário. Carla Machado, que é moradora da localidade e proponente da exposição conta que várias atividades estão marcadas para celebrar os 100 anos da Igreja Santo Antônio. “Uma delas é o documentário que está sendo produzido pela M2 Filmes. Nele vamos mostrar todas essas peças, documentos, e muitas pessoas que fazem parte desta história darão seu relato”, informa.

Para o curador de exposições da FCL, Celso Cruz, o valor histórico e cultural que a exposição apresenta é inestimável. ”A Fundação Cultural de Lages, através do seu departamento de patrimônio histórico e cultural tem a preocupação de oferecer o espaço do Hall para mostras que contemplem as paisagens da nossa terra e imagens que contem as nossas origens e costumes. A exposição da Igreja Santo Antonio dos Índios tem todos esses aspectos ligado à nossa identidade”, comenta.

Serviço:

O quê – exposição “Igreja Santo Antônio dos Índios – 100 anos”;

Onde – Hall do prédio da Fundação Cultural de Lages;

Quando – de 13 a 29 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h;

Ingresso – gratuito;

Informações – 3224 74 25, com Celso na FCL ou 99171 7603, com Carla Machado, comunidade de Índios.

Fotos: Fabrício Furtado