Depois do sucesso dos Jogos Abertos, Lages sediará os Jogos Universitários de Santa Catarina

Todas as atenções estarão novamente voltadas à Serra Catarinense. Esta é a maior competição universitária da América latina. 

 

Depois do sucesso dos Jogos Abertos, Lages sediará os Jogos Universitários de Santa Catarina

Todas as atenções estarão novamente voltadas à Serra Catarinense. Esta é a maior competição universitária da América latina

Na manhã desta quarta-feira (7 de março), o prefeito Antonio Ceron confirmou a participação direta de Lages na realização dos 62º Jogos Universitários de Santa Catarina, etapa estadual dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2018, como cidade-sede e anfitriã. Na segunda quinzena de julho, durante as férias estudantis, Lages receberá entre três e quatro mil atletas de todas as partes de Santa Catarina, abrangendo campi da Universidade Federal (UFSC), da estadual Udesc e particulares. O evento esportivo é organizado pela Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU).

Em 2017, quando Chapecó sediou os JUBs no Estado, chegou-se ao número de 18 instituições de ensino superior com quase mil participantes, durante seis dias (de 24 a 29 de julho). A data da edição 2018 em Lages ainda será definida. A entrada para assistir aos Jogos é gratuita.

O Município, através da Fundação Municipal de Esportes (FME) prestará suporte a partir da disponibilização de seus locais para as disputas (ginásios Jones Minosso e Ivo Silveira, Estádio Vidal Ramos Júnior e praça do Centro de Artes e Esportes Unificados - CEU), além da divulgação. As quadras de vôlei de areia na parte externa do Jones Minosso já poderão receber as competições na data.

A Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), por intermédio também de seu Diretório Central de Estudantes (DCE), cederá suas instalações como acomodações dos atletas, bem como os locais para partidas de modalidades de mesa e o campo sintético para futebol society. Cogita-se, aliás, o envolvimento de alguns clubes da cidade.

Em novembro de 2017, Lages sediou a 57ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) e desde então pode compartilhar os desafios e os resultados de um evento de tamanha envergadura. “Depois da experiência positiva que obtivemos com os Jogos Abertos em Lages e da receptividade da nossa comunidade, mostrando sua vibração e amor pelo esporte, estamos despontando Lages nesta nova missão. É com prazer e orgulho que receberemos estes jovens atletas universitários”, celebra o prefeito Ceron.

Será uma grande chance de o maior município da Serra ocupar lugar de destaque novamente no cenário esportivo. “Em novembro, nos Jogos Abertos, o presidente da FCDU expressou a ideia de fazer a etapa estadual dos JUBs em Lages. Ao longo dos Jasc Lages comprovou suas qualidades em hospitalidade, teve a economia movimentada e as pessoas compareceram em peso às disputas mais admiradas. Mais uma vez queremos dar um show ao bem receber”, comemora o superintendente da FME, Nilson Cruz, justificando, ainda: “É mais uma boa notícia do esporte, uma área pela qual nós somos apaixonados. Os JUBs vão reunir milhares de atletas durante cinco ou seis dias. Serão grandes espetáculos e Lages vai mais uma vez mostrar sua grandeza.” O presidente da FCDU é Manoel Obdulio Rebelo.

Participaram da reunião desta quarta, além do prefeito Ceron, o superintendente da FME, Nilson Cruz; o secretário de Administração e Fazenda, Antonio Cesar Arruda; o assessor do vice-prefeito Juliano Polese, Nilton Silveira Júnior; o diretor administrativo da Uniplac, Carlos Eduardo de Liz, e o assessor da Universidade, Mauricio Neves de Jesus.

O que são os JUBs?

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) põem à prova os talentos de estudantes universitários de todo país e conta com etapas estaduais. Ano passado os Jogos aconteceram em Goiás.

Em 2018 a competição será disputada em 14 modalidades: Judô, atletismo, natação, vôlei de praia, basquetebol, futsal, handebol, voleibol, JUBs Acadêmico, além de esportes eletrônicos (Fifa 2017 e League of Legends), e as paradesportivas (natação, atletismo e tênis de mesa). A Fase Final dos JUBs será disputada em Maringá (PR) entre 4 e 11 de novembro.

Calendário nacional

25 de março a 1º de abril - JUBs Futebol e Rugby 7 - São Paulo (SP)

11 a 15 de abril - JUBs Lutas - Goiânia (GO)

22 a 27 de maio - JUBs Futebol 7 e Basquete 3×3 - Palmas (TO)

05 a 10 de junho - JUBs Badminton, Tênis, Tênis de Mesa e Xadrez - A definir

02 a 07 de julho - JUBs Conferência Norte Quadras - Belém (PA)

02 a 07 de julho - JUBs Conferência Nordeste Quadras - Teresina (PI)

06 a 12 de agosto - JUBs Conferência Central Quadras - Brasília (DF)

06 a 12 de agosto - JUBs Conferência Sul Quadras - Campo Grande (MS)

04 a 11 de novembro - JUBs Fase Final - Maringá (PR)

27 de novembro a 1º de dezembro - JUBs Jogos de Praia - Caldas Novas (GO)

Diretor da Conmebol e Lages

Ainda por confirmar, o prefeito Ceron deverá se reunir na segunda-feira (12 de março) com o diretor de competições da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), o paraguaio José Luis Alder, responsável por competições de futsal e futebol de praia da Confederação, lembrando que o time lageano de futsal feminino Leoas da Serra participará da Copa Libertadores de Futsal, com previsão de ser realizada em agosto, com confirmação no fim de março. O país sede ainda não está definido.

A Seleção Brasileira de Futsal Feminino, da qual fazem parte as “leoas” Amandinha, Diana e Giy, jogará contra o Paraguai na segunda (12), às 20h30min no Jones Minosso, em Lages. O valor do ingresso promocional é de R$ 10. Antes, no domingo (11), as meninas enfrentam o Paraguai na primeira vez, às 11h, em Carlos Barbosa (RS).

Foto: Toninho Vieira