Amures promove capacitação para gestores de convênio e engenheiros

 Consolidar e aperfeiçoar o trabalho dos profissionais sobre práticas da transferência voluntária de recursos da esfera federal e buscar métodos e técnicas que aperfeiçoem a prática frente a captação de recursos e no gerenciamento de convênios.

 Este é o objetivo da capacitação técnica que iniciou na manhã desta terça-feira (23), no auditório da Amures com a Caixa Econômica Federal e os gestores de convênios dos municípios da Serra Catarinense. Denominado Ciclo do Orçamento Geral da União, o treinamento acontece em parceria com a Federação Catarinense de Municípios – Fecam e a representação da Gerência Executiva e Negocial de Governo sediada em Criciúma.
De acordo com o secretário executivo da Amures Selênio Sartori, a capacitação vai permitir esclarecer dúvidas do trâmite dos contratos de repasses, especialmente sobre a elaboração e execução de obras públicas que são realizadas com recursos financeiros do governo federal.
“Estamos empregando uma dinâmica mais cooperativa de trabalho envolvendo os gestores de convênios e os engenheiros para superarmos as dificuldades e evitar a perda de contratos”, explicou Selênio Sartori. Ele reiterou a importância da parceria e entregou ofício da diretoria da Amures aos representantes da Caixa para que seja mantido o atendimento técnico operacional das demandas municipais.
Pela manhã, o treinamento foi focado no fluxo do Orçamento Geral da União com enfoque na Portaria nº 424/2016 e Instrução Normativa – IN 02/2018. Serão apresentados inclusive os principais documentos a serem apresentados nos processos relacionados ao Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse – Siconv.
A tarde o assunto será sobre fluxo dos financiamentos com enfoque sobre Programas Avançar Cidades – Mobilidade e Saneamento. Será discorrido também sobre Gestão de Projetos e ferramentas de gestão. Na quarta-feira (24), a capacitação continua tendo como público-alvo também, os engenheiros dos municípios.
Eles abordarão, dentre outros assuntos, os principais documentos de engenharia para os encaminhamentos voltados à pavimentação, edificação e equipamentos urbanos. Além de assuntos como comunicação e relacionamento, a necessidade de interação com outras áreas.
A capacitação tem à frente, a coordenada da Gerência de Governo da Caixa Econômica Federal de Criciúma Márcia Queiroz Azevedo e o gerente da filial de governo em Florianópolis, Odirlei Sudatti.

 

Matéria e foto : noticianoato.com.br