Outubro Rosa: Prefeitura de Lages promove ação para servidoras municipais

No dia 30 de Outubro todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão aberta, em horário especial, das 18h às 22h, para atender a comunidade.

 No mês de conscientização e prevenção ao Câncer de Mama, a prefeitura de Lages, através da Secretaria de Saúde, realizou no sábado (20 de Outubro) uma ação voltada às servidoras públicas municipais. “Nós trabalhamos com a saúde da população e muitas vezes não temos tempo para nos cuidarmos. Por isso, esse momento de cuidado e de prevenção também para as servidoras do município”, aponta Odila Waldrich, secretária de Saúde. Ao longo do dia foram realizados exames coletas citopatológicas (preventivo), exame clínico das mamas, reiki, auriculoterapia, teste rápido de HIV, sífilis, hepatite B e C, sessões de limpeza de pele e maquiagem, orientação nutricional e avaliação antropométrica. Rita Graziottin, 58 anos, e Fernanda Graziottin Ossani, mãe e filha aproveitaram a oportunidade para colocar os exames em dia. “A gente passa a semana toda na correria e não tem tempo. Achei a iniciativa muito importante porque além de útil é bem divertido passar uma tarde agradável”, comenta Rita. De acordo com a coordenadora do Centro de Estudos e Assistência à Saúde da Mulher (CEASM), local onde foram realizados os procedimentos, a ação também teve como propósito os cuidados com a saúde mental e o bem estar das servidoras.

Dia D de Mobilização nas Unidades Básicas de Saúde

No dia 30 de Outubro todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas, com o mesmo objetivo, das 18h às 22h para atender à população. Será o Dia de D de Mobilização de Prevenção. “Pedimos que as mulheres já se programem. É necessário apresentar o cartão do SUS para realizar os procedimentos”, explica Tatiane Matos, gerente da Atenção Básica. Ela reforça ainda, que todas as UBS’s realizam as coletas de preventivo e exame clínico das mamas. Caso seja identificada alguma alteração, a paciente será encaminhada para o setor especializado.

 

Fotos Toninho Vieira

  

 

 

 

 

 

Outras informações acesse o site: http://www.lages.sc.gov.br

Prefeitura de Lages