Sesc promoverá Semana do Livro

O evento acontecerá entre os dias 22 e 26 de outubro, e as 27 bibliotecas da instituição no Estado, terão programação especial.  

 Com programação especial gratuita e diversificada, o Sesc realizará, a partir da próxima semana, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, instituída pelo Decreto nº 84.631, em 1980, e comemorada todos anos entre os dias 23 e 29 de outubro, com o tema “Poesia que provoca, poesia que rompe, poesia que abala”. 

 Inserida desde as primeiras cantigas infantis até as atuais batalhas de slams (campeonatos de poesias), a poesia traz uma diversidade de estilos e autores com textos que remetem a experiências de vida, externaliza emoções que muitas vezes não conseguem ser expressas de outras formas, provocando o leitor a buscar ou não um sentido no que leu ou ouviu.

 

A campanha da Rede Sesc de Bibliotecas deste ano tem o objetivo de fomentar a leitura, aproximar os participantes dos escritores e suas obras, estimular o compartilhamento de obras literárias entre as pessoas através da troca de livros, e divulgar os acervos que estão à disposição para o empréstimo nas próprias bibliotecas do Sesc.

Durante todo o ano, as Bibliotecas do Sesc realizam atividades sistematizadas e atendem diretamente alunos matriculados nos cursos de Educação das Unidades e de instituições de ensino próximas. A Semana do Livro e da Biblioteca é uma oportunidade para que os demais familiares e a comunidade conheçam as bibliotecas e tenham a oportunidade de usufruir das suas atividades.

Em Lages

A programação inicia-se com o troca-troca de livros, durante todos os dias de evento. Os interessados poderão realizar as trocas no Centro Cultural Vidal Ramos das 9h às 21h, e no Sesc da Avenida Dom Pedro, das 09h às 18h.

Exposições também complementarão as atividades. Dos dias 22 a 25, o Centro Cultural abrigará a exposição Chuva Poética (Instalação de um guarda-chuva com trechos de poemas pendurados e em suporte com forma de gotas, sugerindo que o participante da atividade localize o título na estante, pois as gotas apresentarão os autores do acervo, como: Mario Quintana, Manuel Bandeira, Paulo Leminski, Chacal, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e poetas regionais) e no Sesc da Dom Pedro, terá a exposição “Mãos que Lêem”, mostra literária com poemas em braille, incluindo roda de conversa com leitores cegos, uma parceria com a Adevips (Associação Deficientes Visuais Planalto Serrano – Lages). As duas estarão abertas das 9h às 14h, de 22 a 25 de outubro.

No Centro Cultural, no dia 24, às 19h, haverá o Encontro com os Escritores Bruno Fortkamp de Sá e José Atanásio Borges Pinto, poetas regionais. Na sexta-feira, 26, está programado o sarau poético, às 18h, com recital de poemas e poemas musicados. Na Sala de Cinema do Centro Cultural, como forma de encerramento, terá o lançamento do livro “Contos e Causos na Coxilha Rica”, da escritora Maria Teresinha Vieira do Nascimento.

Programação

Troca-troca de livros

Data: 22 a 26/10

Biblioteca Centro Cultural das 9h às 21h

Biblioteca Sesc Dom Pedro II das 09h às 18h

Programação complementar

Chuva Poética

(Instalação de um guarda-chuva com trechos de poemas pendurados e em suporte com forma de gotas, sugerindo que o participante da atividade localize o título na estante, pois as gotas apresentarão os autores do acervo, como: Mario Quintana, Manuel Bandeira, Paulo Leminski, Chacal, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e poetas regionais)

Período: 22 a 25/10

Horários: 9h e 14h.

Local: Biblioteca Centro Cultural

Exposição

“Mãos que Lêem”, mostra literária com poemas em braille

Período: 23 a 25/10

Horários: 9h e 14h.

Local:Biblioteca Sesc Dom Pedro II

Encontro com os Escritores

Escritores convidados: Bruno Fortkamp de Sá e José Atanásio Borges Pinto (poetas regionais de gerações distintas)

Data: 24/10

Horário: 19h

Local: Biblioteca Centro Cultural

Bruno Fortkamp de Sá

Professor, poeta, e letrista, autor de publicações independentes, como  “Poemas” (2014), “Com as tripas nas mãos” (2018), e “Nada a fazer” (2018). Membro da Associação Corredor de Canto e Poesia e criador do projeto Acaso, oficina de microcontos e poesia surrealista, direcionado ao público escolar.

José Atanásio Borges Pinto

Poeta contista e compositor nativista, o autor possui dois livros em nosso acervo, o primeiro é “Nas Asas da Fantasia”, voltado para o público infantil, contando histórias do folclore brasileiro em forma de poemas; e a segunda obra é “Dicionário Poético Gaúcho”, trazendo o significado de palavras nativistas acompanhadas por poemas.

Sarau Poético

Data: 26/10

Horário: 18h

Local: Centro Cultural Vidal Ramos

Lançamento de livro

“Contos e Causos na Coxilha Rica” – Maria Teresinha Vieira do Nascimento

Data: 26/10

Horário: 20h

Local: Sala de Cinema Centro Cultural

 

?

 Matéria : Camila Paes / clmais.com.br

Foto: Adecir Morais