Vivência de Ikebana Sanguetsu (arte oriental de arranjos florais) será realizada na Biblioteca Pública Carlos Dorval de Macedo

Biblioteca Pública Municipal Carlos Dorval Macedo receberá em outubro mais um evento que celebra cultura japonesa através do repasse de informações sobre a arte da Ikebana.

 Com data prevista para o sábado (06 de outubro), será realizado o “Vivência de Ikebana” em estilo Sanguetsu em Lages. O evento será realizado na Biblioteca Pública Carlos Dorval de Macedo das 15h às 18h30, e é promovido pela Fundação Mokiti Okada, e será ministrado pela Professora Vivian Machado.

 A prática do Ikebana consiste em montar arranjos de flores, com base em regras e simbolismo preestabelecidos. O termo em japonês significa flores vivas. Geralmente são arranjos florais para serem utilizados como oferta religiosa, para decorar altares, e são montados com flores, folhas, galhos, frutos e plantas secas.

O evento será aberto para o público, com entrada gratuita, porém, são apenas 25 vagas, e as inscrições são realizadas através do telefone (49) 9 99238658, com Luciana. A professora Vivian Machado, que virá diretamente de Florianópolis, será encarregada por comandar o primeiro Ikebana em Lages. “A Fundação Mokiti Okada foi instituída em 1971, e visamos a atuação em àreas de educação, saúde, esportes e meio ambiente. Será um prazer participar deste evento tão importante para a nossa cultura japonesa. É importante frisar que não se trata de um curso, mas sim o repasse de uma arte”, informa.

A Biblioteca Carlos Dorval de Macedo em 2018 voltou a ser gerenciada pela Fundação Cultural de Lages (FCL). E a proposta da FCL é tornar a Biblioteca Pública um espaço de desenvolvimento de artes e cultura ainda maior, com mais atividades e parcerias. Segundo o superintendente da FCL, Giba Ronconi, a realização do Lages Matsuri em março foi uma espécie de recomeço para as atividades no Tanque e na biblioteca. “Com parcerias com diversas entidades, conseguimos construir ações simples, com poucos custos, mas com uma importância fundamental que é proporcionar para a comunidade artes, ações sociais, e a propagação das diversas identidades culturais que fazem parte da nossa cidade”, comenta.

Serviço:

Evento: Curso de Ikebana estilo Sangtsu em Lages

Local: Biblioteca Municipal de Lages Carlos Dorval de Macedo

Data: 06 de outubro

Horário: 15h às 18h30

Apresentações: Montagens de arranjos de flores, prática da arte oriental

Ingressos: Gratuitos, vagas limitadas

Inscrições: Luciana, (49) 9 99238658, até o dia 30 de setembro

Para mais informações acesse cultura.lages.sc.gov.br

Fotos: Fundação Mokiti Okada

 

 

 

 

 

Outras informações acesse o site: http://www.lages.sc.gov.br

Prefeitura de Lages