Lages estará mais florida na primavera-verão

?Espécie nova de flor já está sendo anunciada como a grande novidade que embelezará os canteiros públicos de Lages.

 A meta da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente é produzir 90 mil mudas de flores de verão para serem plantadas em canteiros de avenidas, praças, rótulas e diversos outros espaços da administração pública municipal, tais como creches, escolas e prédios de secretarias municipais. Deste total, 15 mil mudas já foram semeadas e estão sendo cultivadas em estufa do Horto Municipal das Flores, localizado no bairro Várzea.

 A previsão é de que dentro de 60 dias estas novas mudas já estarão sendo plantadas, substituindo as espécies de flores de inverno que ainda embelezam a cidade. “São mudas de flores de espécies já conhecidas da população, porém teremos novidades. Não divulgaremos o nome, pois será uma surpresa. Só podemos adiantar que se trata de uma flor muito bonita e que com certeza irá agradar a todos”, reitera o secretário municipal Euclides Mecabô (Tchá Tchá).

Segundo o secretário, as novas sementes de espécies de verão foram compradas no mercado do Rio Grande do Sul, onde se desenvolvem as tecnologias mais avançadas de produção de sementes e de cultivo de flores. “A semeadura e o cultivo das mudas, bem como o plantio delas nos canteiros públicos, ficam por conta de nossas equipes técnicas de jardinagem e paisagismo”, destaca Tchá Tchá.

Produção e cultivo

As sementes de flores são inicialmente colocadas em meio a um composto de cinza, areia e substrato acondicionado em bandejas plásticas, cada qual com capacidade para a produção de 15 mudas. Feita a semeadura, as bandejas vão para a estufa, onde são regadas três vezes ao dia e ali permanecem durante mais ou menos 60 dias. Em seguida elas são levadas, pelos jardineiros, para os locais de plantio.

Fotos: Marcelo Pakinha

 

 

Outras informações acesse o site: http://www.lages.sc.gov.br

Prefeitura de Lages