Serra Catarinense amanhece com temperatura baixa e geada

A Serra Catarinense chegou a marca do 13º dia seguido em que a mínima absoluta no topo da serra ficou abaixo de 2,0°C, entre elas dez foram negativas.Esta é considerada a maior sequência seguida de mínimas inferiores a 2,0°C nas áreas mais altas da Serra.

 

 

 Segundo o engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho, possivelmente em 1978 é que se tenha registrado algum dado semelhante a este. Nesta sexta-feira (17) o município de São Joaquim registrou -2,1°C, Bom Jardim da Serra -1,1°C e  Urupema 1,7°C, com formação de geada.

Os dias que registraram temperaturas mínimas na Serra

  • 05/08 – São Joaquim -2,1 °C
  • 06/08 – Bom Jardim da Serra -4,2°C
  • 07/08 – Bom Jardim da Serra -3,8°C
  • 08/08 -Bom Jardim da Serra -3,8 °C
  • 09/08 – Urupema -0,5 °C
  • 10/08 – Urupema -1,7°C
  • 11/08 – Urupema 0,4 °C
  • 12/08 – São Joaquim -3,3°C
  • 13/08 – Bom Jardm da Serra -3,7°C
  • 14/08 -Painel -4,2°C
  • 15/08 – Bom Jardim da Serra 0,4°C
  • 16/08 – Bom Jardim da Serra 1,4°C
  • 17/08 – São Joaquim -2,1°C

Fim de semana

A condição de baixas temperaturas permanecem até para o fim de semana. Depois disso a chuva deve chegar ao Estado. A sexta-feira será de sol em todas as regiões no decorrer do dia, acompanhado de mais nuvens na Grande Florianópolis e Norte do Estado. Temperatura em elevação durante o dia.

O sábado (18) será de sol com poucas nuvens e nevoeiros ao amanhecer. Temperatura baixa na madrugada, com geada na região de Lages. Em elevação durante o dia. Mínimas entre -3°C e 0°C em vários pontos do topo da serra, baixadas e vales com geada. Máximas entre 17°C e 23°C na maior parte de SC e 16 °C e 19°C nas cidades da Serra.

Já para o domingo a previsão indica tempo com sol com aumento da nebulosidade em todas as regiões no decorrer da tarde. No Oeste e Meio-Oeste condição de chuva à noite, devido à aproximação de nova frente fria. Temperatura em elevação. As mínimas devem oscilar e entre -4°C -1°C em vários pontos do topo da serra, baixadas e vales com geada forte. Máximas entre 22°C e 27°C na maior parte de Santa Catarina, e 17° e 20°C no topo da Serra.

Próxima semana chuvosa

Para segunda-feira (20) o tempo fica mais fechado do Oeste ao Sul com chuva e trovoadas a qualquer hora, devido à passagem da frente fria do oeste ao sul. Nas demais regiões, aumento de nuvens e chuva no decorrer do dia. A chuva mais intensa está prevista para noite.Temperatura segue em declínio.

Na terça-feira (21) o tempo segue instável com condição de chuva e trovoadas em Santa Catarina, alternando com períodos de melhoria, devido a um cavado (área alongada de baixa pressão). Chuva mais intensa no período da madrugada e noite. Temperatura baixa, em pequena elevação durante o dia.

Tendência

Nos dias 22 e 23 a previsão indica condição de chuva e temperatura mais baixa no Estado, por influência de um cavado (área alongada de baixa pressão). Próximo ao dia 30, a chuva retorna ao Estado, por atuação de outro sistema frontal. Em ambos os períodos, indicativo de chuva mais significativa para o leste do Estado. A temperatura fica mais elevada na maior parte período, com atuação de massa de ar frio nos últimos dias do mês. As informações são da meteorologista da Epagri/Ciram Gilsânia Cruz.

 

Matéria de  Patrícia Vieira  / Clmais.com.br

Foto: Geada emSão Joaquim- Mycchel Legnaghi-São Joaquim Online/Divulgação