I Lages Matsuri celebra os 110 anos de imigração japonesa no Brasil

Fundação Cultural de Lages (FCL) e Associação Cultural Nipo Brasileira de Lages (ACNBL) planejam evento no Parque Jonas Ramos (Tanque).

A tarde de segunda-feira (9 de julho) foi de reunião da comissão organizadora do I Lages Matsuri. O superintendente da Fundação Cultural de Lages, Giba Ronconi, e os colaboradores Fabrício Furtado e Fernanda Oliveira receberam membros da Associação Cultural Nipo Brasileira de Lages (ACNBL) no Parque Jonas Ramos (Tanque) para o ajuste de detalhes do Iº Lages Matsuri – evento que comemorará os 110 anos de imigração japonesa no Brasil no dia 21 de julho, sábado.

O I Lages Matsuri será um festival da cultura japonesa que terá por objetivo comemorar os 110 anos de colonização japonesa no Brasil. Será a primeira vez que Lages recebe um evento do gênero. No encontro desta segunda, o presidente da ACNBL, Gilberto Massashi Ide e seus associados fizeram estudos dos espaços do Tanque para a decoração. “Com a parceria da Fundação Cultural também visualizamos onde e como ficarão as tendas para gastronomia e os shows. Na biblioteca, a Fundação Cultural disponibilizou espaços para as oficinas de mangáorigami e para que o nosso pessoal possa trabalhar a logística do evento”, informa Massashi.

A programação inicia na manhã do sábado (21 de julho), a partir das 10h, com a abertura das oficinas e os quiosques de gastronomia, e às 11h acontece a cerimônia oficial de abertura com os hinos do Brasil e do Japão e o discurso de autoridades com tradução simultânea em japonês.

Shows, oficinas, exposição e gastronomia durante o dia

No espaço da Biblioteca Pública Municipal Carlos Dorval de Macedo, além das oficinas de mangá e origami, uma exposição histórica com itens japoneses também terá seu espaço. Na programação artística, o grupo de taiko Sakura Daiko fará apresentações, assim como exibições de artes marciais e música tradicional japonesa. No espaço gastronômico, sushi e pastéis japoneses serão os destaques.

Para o superintendente da FCL, o apoio da Fundação Cultural ao evento se deve principalmente para que a comunidade lageana conheça um pouco mais das pessoas que também fazem parte do convívio da cidade. “Nós temos diversos exemplos de identidade cultural em Lages, a japonesa, até então era desconhecida por nós na cidade. Nossa missão é fazer com que essa cultura também faça parte dos nossos manifestos”, comenta Giba.

Serviço:

O quê: I Lages Matsuri – 110 anos da imigração japonesa no Brasil;

Quando: 21 de julho, sábado;

Onde: Parque Jonas Ramos (Tanque); 

Hora: A partir das 10h, com cerimônia de abertura às 11h;

Atrações – Taikô (tambores japoneses), danças tradicionais japonesas, artes marciais, exposições, oficinas de mangá, origami e bonsai. Gastronomia com venda de pastel japonês, sushi e outros.     

Fotos: Fabrício Furtado

 

 

 

Outras informações acesse o site: http://www.lages.sc.gov.br

Prefeitura de Lages