Rally Caminhos da Neve teve percurso na Coxilha Rica

Válida pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, esta etapa teve um percurso de 140 quilômetros percorridos na região da Coxilha Rica, no sábado, 30 de junho.

Com as chuvas dos últimos dias, o chão estava liso e para cumprir a prova os pilotos tiveram de ter todo o cuidado possível / Fotos: Greik Pacheco

Dos mais de 80 pilotos e 62 veículos inscritos no Rally Caminhos da Neve, 30% deles são de Santa Catarina, sendo sete deles lageanos. Pilotos e navegadores de todas as regiões do Brasil participaram desta prova que é considerada uma das maiores competições do calendário do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country (CBA e CBM).

A grande maioria das equipes que chegaram em Lages para a competição concentraram suas máquinas no pátio do Lages Garden Shopping, sendo que a largada oficial da prova ocorreu a partir das 9h30min, em uma estrada vicinal (secundária), com acesso ao lado do Restaurante Queijo & CIA, à margem da BR-116. Dali os pilotos de moto, UTVs, Quadriciclos e carros de corrida percorreram 50 quilômetros de estradas de chão do território do município de Capão Alto e mais 90 quilômetros de estradas do município de Lages, na região da Coxilha Rica.

Com as chuvas dos últimos dias, o chão estava liso e para cumprir a prova os pilotos tiveram de ter todo o cuidado possível. O bicampeão do Rally dos Sertões e campeão do Paris Dakar, Gean Azevedo (Honda), participou do Rally Caminhos da Neve. “Meu objetivo, hoje, aqui na Serra Catarinense, é marcar pontos, visando o Rally dos Sertões que acontecerá em agosto. Preciso fazer uma prova com segurança, pois as características do terreno a ser percorrido são diferentes. Aqui é muito liso e a prova dever ser feita com segurança”, disse Gean, antes da largada da prova de motos ocorrida às 9h30. No ano passado, Gean Azevedo também participou, na Coxilha Rica, de etapa do Rally Cross Country, tendo ficado em 3º lugar na categoria motos.

As provas gerais deste ano só encerraram por volta das 16 horas de sábado, 30 de junho, e neste domingo, 1º de julho, o Rally Caminhos da Neve prossegue nos municípios de São Joaquim, Urubici, Urupema e Painel, totalizando um percurso de cerca de 600 quilômetros.

 “Com o início de sua história, o Rally Caminhos da Neve contribui para o desenvolvimento do off-road em todo o Brasil. Ter essa diversidade de pilotos, de todas as partes do país, mostra que estamos cumprindo o nosso papel”, afirma André Alcântara, diretor-geral da prova.

Participantes

A região Sudeste concentra o maior número de participantes. Só de São Paulo, são 22 (pilotos e navegadores). Há ainda representantes de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Na região Sul, Santa Catarina se destaca, com 24 participantes. Existem ainda competidores do Paraná e Rio Grande do Sul. Do Centro-Oeste, terão participantes na prova do Distrito Federal. Do Nordeste, disputam o Rally Caminhos da Neve o navegador do Rio Grande do Norte. O maior contingente de pilotos catarinenses se concentra nas motos, UTVs e quadriciclos, com dezenove inscritos.

Entre os competidores de Lages estão: Gustavo Gugelmin (navegador/carros), César Augusto Bogo (moto), Jackson Linder (moto), Marco Antonio Della Giustina (moto), Marcio Fretas de Almeida (quadriciclos), Marcio Webber Rosa (piloto/UTV) e Jovani Donde (navegador/UTV).

“Estive por nove anos no kart, faz aproximadamente seis meses que parei e decidi competir em rali. Então, estou começando nesta modalidade, tudo é novidade”, disse o piloto lageano Marcio Webber Rosa que pilota do UTV Maverick Can-Am X3 XRS.

Entre os carros, está a dupla paranaense Otávio Enz e Allan Enz (pai e filho), que conta com uma larga experiência e títulos na modalidade regularidade e, no Rally Caminhos da Neve, fez a estreia na modalidade cross country.

O 1º Rally Caminhos da Neve é uma realização da ASCPE -Associação em Prol do Esporte. O patrocínio é da MH Tinturaria, Montreal Powersports, Supermercado Martendal, JA Posto de Ensaio e Zanoello. O apoio institucional é das Prefeituras Municipais de Lages, São Joaquim, Urubici, Urupema, Painel e Capão Alto, Painel. Além do apoio do Lages Garden Shopping, Tenco Shopping Centers, Jeep Clube Independentes, Amures – Associação dos Municípios a Região Serrana, Festival de Inverno da Serra Catarina, CDL Lages, Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina e Polícia Militar de Santa Catarina.

A supervisão é da CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo, da CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo, da FAUESC – Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina e FCM – Federação Catarinense de Motociclismo.

Vídeo da prova – https://www.youtube.com/watch?v=9gLxJ56n5iU

Confira a programação de Domingo, 01/07

CBM

06h00 – Largada Parque de Apoio – Retira de GPS da Organização – DI 35 km

07h30 – Largada 1ª moto na Prova Especial – SS1 155 Km

10h00 – Previsão de Chegada 1ª moto – DF 27 km

Abastecimento oficial km 81 em Pericó (cronômetro aberto)

CBA

08h00 – Largada Parque de Apoio – Retira de GPS da Organização – DI 78 km

09h30 – Largada 1º carro na Prova Especial – SS1 155 Km

13h30 – Previsão de Chegada 1º carro – DF 27 km

Abastecimento oficial km 81 em Pericó (cronômetro aberto)

15h00 – Cerimônia de Premiação

Local: Lages Garden Shopping

Calendário do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country (CBM)

1ª a 4ª etapas – 11 a 15 de abril – RN 1500 – Rio Grande do Norte

5ª a 7ª etapas – 7 a 10 de junho – Rally do Jalapão – Tocantins

8ª e 9ª etapas – 29, 30 de junho e 1º de julho – Rally Caminhos da Neve – SC

10ª e 14ª etapas – 18 a 25 de agosto – Rally dos Sertões

Calendário do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country (CBA)

1ª e 2ª Etapas – 9, 10 e 11 de Março – Rally Minas Brasil – Conceição do Mato Dentro/MG

3ª a 6ª etapas – 11 a 15 de abril – RN 1500 – Rio Grande do Norte

7ª e 8ª Etapas – 4, 5 e 6 de Maio – Rally Cuesta Off Road – Botucatu/SP

9ª e 10ª etapas – 29, 30 de junho e 1º de julho – Rally Caminhos da Neve – SC

11ª e 15ª etapas – 18 a 25 de agosto – Rally dos Sertões

16ª e 17ª Etapas – 9, 10 e 11 de Novembro – Rally Rota Sudeste – Barra Bonita/SP

18ª Etapa – 7 e 8 de Dezembro – Rally dos Amigos – Avaré/SP

Mais informações:

Facebook e Instagram – Rally Caminhos da Neve

Site – www.rallycaminhosdaneve.com.br.