Fundação Cultural e Biblioteca Pública intensificam ações com o Programa Conecta Biblioteca

Programa chega a Lages com várias dinâmicas e propostas, embalado pela parceria entre a ONG Recode, Fundação Cultural e Biblioteca Pública Carlos Dorval Macedo.

 O Conecta Biblioteca é um programa financiado pela Fundação Bill e Melinda Gates, trabalhando com a transformação social a partir das bibliotecas públicas. Todos os anos são lançados editais, e em 2017, 92 bibliotecas foram selecionadas em todo o país. Em 2018 o número foi ampliado para 108, sendo quatro em Santa Catarina, uma delas em Lages. Uma das características é de trabalhar com jovens de 14 a 29 anos, principalmente o empoderamento digital. Nas comunidades são realizadas diversas pesquisas, com o foco principal para identificar o que falta nessas áreas e por qual motivo as pessoas desses lugares não estão frequentando a biblioteca.

 A bibliotecária Wemylinn Andrade diz que a hora é de mudança nos conceitos das bibliotecas. “Biblioteca não é somente um espaço de livros, ou um lugar fixo fechado. Já passou, hoje as bibliotecas no país desenvolvem aplicativos para celular, trabalham com divulgação e eventos diversos”, comenta.

A partir de 2018, a Biblioteca Pública de Lages começou a ser administrada pela Fundação Cultural de Lages (FCL), para unir forças e promover mais eventos. Segundo Wemylinn, hoje a Fundação Cultural de Lages é bem vista, tem força, com gestores capacitados e com visão. “A Biblioteca então, nessa nova gestão, passa a deixar de ser apenas um espaço de leitura, estamos idealizando novas ações para chegarmos aos nossos objetivos”, observa.

O mais novo projeto será um espaço para a Biblioteca na Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), com ideias de implementação de pontos de leitura para o novo ambiente, e também a utilização para acervos históricos. Objetivo também de poder deslocar a comunidade para o atendimento na Praça do CEU, ampliando o acesso para as áreas periféricas. Para mais informações sobre a Biblioteca Municipal Carlos Dorval Macedo basta acessar a fanpage no Facebook - facebook.com/bibliotecapublicacarlosdorvalmacedo.

Arte: Divulgação

 

 

 

Outras informações acesse o site: http://www.lages.sc.gov.br